quarta-feira, 16 de agosto de 2017

E se acontecer com um parente seu?

E SE ACONTECER COM MINHA MÃE OU MEU PAI?!!




Quando eu era estudante de medicina cheguei a fazer vários atendimentos como "civil".


Não podia ver um motociclista caído na pista, uma batida de carro, atropelamento no trânsito, que ia correndo pra lá. Uma vez uma senhora ficou inconsciente caída no shopping. Lá estava eu pronto para a massagem cardíaca. Chegava em casa contando heroico o ocorrido sob os olhares impressionados dos meus pais e irmãos...


O estudante de medicina e o médico são como os bombeiros:

CORREM PARA O "PERIGO"



É uma enorme satisfação poder ajudar em um momento tão difícil.
É impressionante como se instala um caos onde ninguém sabe bem o que fazer, todos dão palpite, alguns choram, outros gritam.


Imagina isto em uma festa. Isto ocorrendo com um parente nosso!!
Se um dia alguém da minha família desmaiar, como eu queria que alguém tomasse a frente do atendimento imediatamente delegando uma pessoa para ligar para o SAMU, outra para buscar um DEA (desfibrilador disponível em vários locais públicos como shoppings), aferindo o PULSO carotídeo e no caso de não presença de pulso, iniciando as compressões imediatamente.

A criação deste curso de paradas e arritmias online veio deste pensamento.
Da ideia de que todo estudante da saúde, não só os de medicina, precisam dominar esta técnicas o quanto antes. Não me passa pela cabeça um estudante da saúde frente a uma pessoa inconsciente não tomar uma providência. 

Independente do estágio de aprendizado, sempre podemos ajudar com algo. Porém, com o conhecimento em mente os procedimentos tornam automatizados. O médico ou estudante não "sua frio" e o resultado para ele e para o felizardo que deu a sorte de passar mal na sua presença é o melhor possível.

Eu espero que este curso atinja não só o estudante de medicina que farão o importantíssimo curso ACLS da AHA (American Heart Association), mas também o médico que fez o acls antes das últimas diretrizes (antes de 2015), o estudante de enfermagem, as enfermeiras, professores de educação física, personal trainers, fisioterapeutas e todos os demais que, tendo a vida, saúde e o bem estar como meio de trabalho, não se absterão de correr para o fogo quando a situação se impuser.



Dr. Diógenes Alcântara
(Idealizador do Pré-ACLS e coordenador do Grupo CardioAula(R))


Links úteis:




EAD Médico: www.preacls.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário